domingo, 23 de outubro de 2011


INSS acionará motoristas por acidentes com vítimas


                                                INSS

O INSS decidiu processar judicialmente os motoristas responsáveis por acidentes de trânsito cujas vítimas são assistidas pela Previdência Social.
O objetivo do INSS é obrigar os motoristas relapsos a devolver à Previdência as verbas que bancam pensões por morte, aposentadorias por invalidez e o auxílio acidente.
A iniciativa é inédita. Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Mauro Luciano Hauschild (foto), diz que as primeiras ações serão ajuizadas já nesta semana.
Mauro Hauschild afirma que serão processadas “pessoas que dirigem embriagadas, em altíssima velocidade, com seus carros importados, de cifras milionárias.”
Gente que, nas suas palavras, dirige automóveis “sem compromisso e sem responsabilidade.”
Motoristas que “acabam por matar trabalhadores nas estradas e paradas de ônibus.”
O mandachuva do INSS anunciou a novidade num seminário sobre prevenção de acidentes de trabalho promovido pelo TST.
As declarações de Mauro Hauschild foram reproduzidas em notícia veiculada no site do Tribunal Superior do Trabalho. Pode ser lida aqui.
Ele explicou que os processos contra motoristas seguirão a mesma linha das ações que o INSS costuma abrir contra empresas culpadas por acidentes de trabalho.
Chama-se “ação regressiva”. Serve para que o INSS recupere o dinheiro que custeia o socorro aos acidentados no trabalho.
Está prevista no artigo 120 da lei 8213, de 1991. Anota o seguinte: “Nos casos de negligência quanto às normas padrão de segurança e higiene do trabalho…”
“[…] A Previdência Social proporá ação regressiva contra os responsáveis.”
O INSS avalia que o preceito legal que permite alcançar as empresas relapsas com seus trabalhadores pode ser estendido aos causadores de acidentes de trânsito.
Nos dois casos (trabalho e trânsito), imagina Mauro Hauschild, as ações regressivas devem produzir uma redução no número de acidentes.
Assim como os maus patrões, ela afirma, também os motoristas inconsequentes têm de “indenizar” o Estado.
Não se trata, na visão do presidente do INSS, de ressarciar apenas a Previdência, “mas os milhões de trabalhadores que contribuem” para o seu financiamento.
Ele realçou que são essas contribuições que pagam “os benefícios das vítimas de acidentes”.
Por esse raciocínio, o dinheiro que custeia as pensões e aposentadorias por morte ou invalidez decorrentes de acidentes pertence a “todos os trabalhadores”.
provocadas em É dinheiro, disse Mauro Hauschild dos tra para o fundo, pois quem paga os benefícios das vítimas de acidentes são todos os trabalhadores, com a sua contribuição”.
Hauschild lembrou que “é do fundo que saem as pensões por morte, aposentadorias por invalidez e o auxílio acidente”.
Resta agora saber se o Judiciário aceitará a tese do INSS segundo a qual a lei que permite acionar empresas pode ser aplicada, por analogia, contra motoristas.
FONTE: Folha online

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jovem que atropelou 3 em SP paga fiança e deixa presídio no interior (Postado por Lucas Pinheiro)


Nacib Muhamed, o jovem de 20 anos que atropelou três pessoas em um ponto de ônibus na Avenida Juscelino Kubitschek, na Zona Sul de São Paulo, deixou o presídio de Tremembé, no interior, por volta das 18h40 desta quarta-feira (19), de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O advogado de defesa do rapaz, Fábio Miranda, confirmou a liberação do seu cliente. "Falei com ele (por telefone) assim que ele saiu. Ele está bem e vindo para São Paulo", disse.

A família de Nacib Muhamed pagou a fiança estipulada pela Justiça, no valor de R$ 54.500, para que ele responda ao inquérito em liberdade. A decisão da juíza Cláudia Ribeiro, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), saiu no final de terça-feira (18). Muhamed foi preso após o atropelamento, na madrugada de domingo (16). O jovem responde por lesão corporal grave, por dirigir sem habilitação e por embriaguez ao volante. Duas vítimas continuavam internadas nesta quarta-feira (19).

O advogado entrou com um pedido de liberdade na Justiça na segunda-feira (17). Neste dia, ele foi transferido da delegacia que estava em Pinheiros, na Zona Oeste da capital, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) no mesmo bairro. Na terça-feira, o jovem foi levado para Tremembé.

Segundo o boletim de ocorrência, Nacib Muhamed apresentava sinais de embriaguez. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. À polícia ele disse informalmente que estava com amigos em uma casa noturna, onde tomou três doses de uísque. O jovem - que não tem carteira de habilitação - contou que perdeu o controle do veículo ao tentar alcançar um amigo que estava em um carro à frente.

O irmão de Nacib disse que ele pegou o carro da família sem autorização. “Infelizmente, cometeu o crime, ele está pagando por isso. Vai correr todo o processo, ele vai fazer tudo que tem que ser feito dentro da lei. Ele vai pagar o que ele fez, já está pagando e não tem como fugir disso”, disse Ahmad Muhamed.

Meire Miranda e Ricardo Miranda, que continuam internados, são noivos. Eles tiveram ferimentos nas pernas e foram operados. Felipe Fatore fraturou os dedos do pé e se recupera em casa. Ele vai ter que ficar dois meses deitado por causa dos ferimentos nos dedos do pé.

Felipe espera que o acidente sirva de lição para outras pessoas. “Para que beber, encher a cara, se alterar e pegar um carro? Não fui só eu, quantos outros já sofreram acidente, quantos mais vão sofrer? Quantos mais precisam sofrer acidente para eles verem que não vale a pena?”, desabafou.

sábado, 8 de outubro de 2011

Motociclista é flagrado se arriscando na BR-381, na Grande BH (Postado por Lucas Pinheiro)

A equipe de reportagem da TV Globo Minas flagrou um motociclista se arriscando na manhã deste sábado na BR-381, na Região Metropolitana de BH. O homem andava com a moto em zigue-zague pela rodovia e chegou a invadir a contramão. Em um trecho, ele quase bateu na mureta de divisão das pistas.
Quando resolveu parar no acostamento, o homem por pouco não caiu. O motociclista disse que tinha bebido durante a noite e que estava com sono.
Quando a equipe de reportagem conversava com o motoqueiro, outro homem se aproximou e se ofereceu para pilotar a moto. O dono do veículo foi levado na garupa.

Quanto vale este site?